quarta-feira, 29 de abril de 2015

Qual é a sua motivação?



Essa frase pisca constantemente na minha mente: qual é a motivação para isso ou aquilo? Por que existem pessoas que não tem vontade nenhuma, em vez de abrir mão e deixar para outra pessoa fazer, se afunda e afunda os outros?

Eu já trabalhei em diversos empregos e sempre procurei fazer o meu melhor. Em um desses empregos eu não exerci com excelência por causa do constante assédio moral cotidiano que eu vivia que se uniu à depressão e eu trabalhei as últimas semanas relaxadamente porque era a forma que eu tinha de me "vingar".

Hoje, pedagoga formada, trabalhando na área, por vezes acabo achando que todos os professores são como eu que estuda, investiga, busca, muda, interage... mas nem todos são assim. Para mim é demasiadamente triste e repugnante presenciar "profissionais" da área de educação que não estão satisfeitos (seja por causa do salário, da estrutura do ambiente escolar, da liderança, entre outros problemas), que acabam afundando e desgraçando a educação.

Sou professora do Maternal 2 e procuro sempre levar novidades aos pequenos, aproveitando que nessa faixa etária (2 anos) eles são bem impressionáveis. Já me vesti de Emília, de Índia, imito o Lobo Mau. Sempre tendo o foco na aprendizagem deles. Sirvo de inspiração para algumas professoras, outras tentam me atingir com comentários do tipo "você é assim porque concluiu Pedagogia agora, quero ver daqui a 5, 10 anos". Meu bem, atuo na Educação Cristã a 20 anos e só tenho progredido e acredito que daqui 5, 10 anos estarei voando na Educação Infantil ou Fundamental.

Não costumo dar ouvidos a esse tipo de comentário, mas se tem algo que me mata é observar professores que afundam o ensino. Deixam seus alunos o tempo todo assistindo televisão, brincando sem nenhuma orientação pra poder mexer no celular, afirmando que cursaram pedagogia porque era fácil, porque no município o concursado ganha bem, entre tantas outras coisas. Minhas colegas de profissão vão detestar ler essa linha, mas eu sou contra as greves da forma que são feitas hoje. Querem atingir os prefeitos, os governadores, porém os maiores prejudicados são os alunos!

Nos altos dos meus 34 anos, eu sinto que me encontrei profissionalmente e todos os dias acordo animada e motivada para as minhas aulas, sabendo que vou chegar na escola e ver aqueles rostinhos sorridentes aprendendo um pouco de tudo a cada dia comigo, sabendo que os seus saberes serão espalhados por onde quer que eles forem!


Você que lê esse meu desabafo, na área que você trabalha/estuda, qual é a sua motivação para tal? Espero que a sua motivação não o faça se animar, mas sim transformar a si mesmo e a todos que estão a sua volta. Até mais!

Compartilhe!

Outras postagens

Qual é a sua motivação?
4/ 5
Oleh

Inscreva-se!

Receba as atualizações em seu e-mail!.