domingo, 7 de setembro de 2014

Rumo ao ENADE e ao fim do curso


Ufa, estou na reta final da faculdade. Praticamente na contagem regressiva. Como meu curso de Pedagogia é à distância, faltam 3 provas para a conclusão, além do TCC.

Nessa foto acima, estão alguns dos meus colegas que estão se preparando para o ENADE. Uma vez por semana assistimos aulas onlines com as disciplinas que caem na prova e uma vez por mês assistimos a uma aula presencial com alguns dos professores. Neste último sábado (6/9), assistimos uma aula sobre alfabetização e letramento, nota 1000, com a professora Márcia Previato.



Nessa jornada, conheci e fiz amizade com vários colegas. Já vi muitos deles formados, passando em concurso ou lecionando em escolas particulares, trocando de curso ou desistindo. Eu mesma precisei trancar meu curso por um tempo - se não tivesse trancado, teria me formado ano passado. Porém, cada módulo que passava, eu sentia a confirmação de estar me preparando para a profissão com que mais me identifico.

Desde pequena, lá no meu pré-escolar, o "tio" Tony perguntava o que eu queria ser quando crescer e a resposta estava na ponta da língua: professora. Quando achei que ia cursar magistério, minha mãe venho com a mudança de planos. Na opinião dela, eu tinha que cursar processamento de dados, porque era a profissão do futuro. Pois é, cursei, aprendi a me virar muito bem no computador e não me realizei. A verdade é que eu queria que aqueles anos voassem para me livrar do curso. Terminei e não pude cursar Pedagogia por "n" motivos, mas nunca deixei morrer o sonho de ser professora.

Casei, tive meu filhos e entrei de cabeça no EaD, mesmo ouvindo várias pessoas criticando o curso à distância. Quem não conhece, acha que compramos o diploma e não aprendemos nada. Muito pelo contrário. Quem opta pelo EaD tem que ser disciplinado, encontrar tempo para ler, ler, ler e aprender, pesquisar, investigar. E mesmo formado, continuar estudando. Não me arrependo de ter cursado dessa forma, no momento era o que eu podia cursar, por ter três filhos pequenos e não ter com quem contar para cuidá-los enquanto eu estudava.

Minha cabeça está voltada para a pós, em psicopedagogia. É uma área que me estimula, acho que desperta um Sherlock Holmes dentro de mim, de investigar o aluno para descobrir o que o leva a ter dificuldades para aprender e ajudá-lo a superar. Sonho também com o curso de Letras. Quem sabe eu não chego lá?



Compartilhe!

Outras postagens

Rumo ao ENADE e ao fim do curso
4/ 5
Oleh

Inscreva-se!

Receba as atualizações em seu e-mail!.