sexta-feira, 18 de abril de 2014

Abstinência, Jejuns & Quarema: Preparação para a Páscoa


Conversa vai e conversa vem, durante a minha aula na faculdade relatei a uma colega minha programação do fim de semana: faxina na sexta-feira. Ela fez uma cara tão feia e perguntou porque eu não deixava para outro dia, se tratando de ser uma sexta-feira santa. Por estar morando numa cidade em que a concentração de católicos é grande e eles são praticantes e guardam os feriados santos, passei a analisar os comportamentos gerados, em especial, na quaresma.

Até li hoje no site da Globo, uma reportagem sobre jovens católicos que abdicaram do Zap Zap (Whatsapp) e Facebook (matéria aqui) e achei interessante o que eles relataram sobre estarem pendurados na tela do celular e "esquecer" de interagir com as pessoas que estão ao seu lado. Na quaresma, algumas pessoas deixam de comer determinado alimento, deixam de fazer certas coisas, mas... mas depois que a quaresma termina, voltam a ter a mesma vidinha de sempre.

Eu não faço nenhuma preparação em especial para a Páscoa. Acredito que o sacrifício de Jesus deve ser lembrado todos os dias, em todos os momentos. Mesmo sendo Deus, viveu como humano no período em que estava na Terra e sentiu na pele a dor, o sofrimento e as tentações e nos deixou um grande exemplo a ser seguido e é inspiração para quem almeja uma vida plena com Deus.

Nesse domingo, particirei de uma Cantata chamada Amou-me com a Cruz. Analisando a letra de cada música, me senti muito tocada porque eu nunca poderei mensurar o quanto Deus nos ama. Nosso amor que dedicamos ao próximo, muitas vezes está condicionado a fatores ou, no caso dos filhos, é um amor incondicional. 

Vamos aproveitar a data para refletir sobre nossas decisões e comportamento... não adianta nada deixar de fazer várias coisas só porque é quaresma. Lembre-se: as pessoas podem ver a sua abstinência e jejum, mas não podem te acompanhar 24 horas por dia nem ver o que está em seu coração. Mas Deus sim!

Compartilhe!

Outras postagens

Abstinência, Jejuns & Quarema: Preparação para a Páscoa
4/ 5
Oleh

Inscreva-se!

Receba as atualizações em seu e-mail!.