sexta-feira, 21 de junho de 2013

Poupando e pensando no futuro


Semana passada eu estava assistindo o Globo Repórter que mostrava a história de vários brasileiros que guardavam dinheiro para comprar o que desejam posteriormente. Claro, os brasileiros retratados ali tinham uma vida financeira bem restrita e precisavam poupar para ter o que queriam, porém é uma lição que fica para todos nós para sair do sufoco e ter uma vida mais satisfatória.

Antigamente eu era muito consumista, mal recebia meu salário (quando trabalhava) e já tinha gastado tudo. Com o passar dos anos fui aprendendo a me controlar mais e a comprar o que eu realmente precisava. Muitas vezes comprava objetos que nem chegava a usar, por compulsão de comprar mesmo. Praticamente todos os vendedores de rua que me ofereciam as coisas pra comprar e pagar depois, eu comprava e contraía dívidas.


Acordei para a vida depois de ter comprado dois jogos de lençóis de casal por R$300,00 e uma semana depois ao pagar umas contas no centro da cidade, encontrar da mesma marca e estampa por R$45,00. Fiquei tão aborrecida que, quando o cara veio receber, soltei os cachorros. Tudo bem, ele estava no direito de vender pelo preço que quisesse, mas precisava ser tão alto? Para não perder a freguesa - acabou perdendo do mesmo jeito kkkkk - abaixou o preço dos dois pela metade. Paguei chorando, mas paguei. E decidi depois daquele dia que não iria mais comprar de vendedores de rua.

Depois que fiquei desempregada - e consequentemente o dinheiro mais curto - passei a planejar o que iria comprar dali pra frente. O que posso comprar à vista, só à vista; o que for à prazo, guardo dinheiro até ter o valor total pra comprar depois. Infelizmente aqui na minha cidade barganha não tem vez, não tem como você chorar pra que façam mais barato, aqui não rola (ô que saudades de SP!), porém muitas vezes acabo comprando pela internet que acaba compensando mais. Quer um exemplo? Fui nas lojas fazer pesquisa de luva de boxe: precisava comprar as luvas mais a bandagem e por aqui ficava entre R$134,00 a R$150,00 dos mais em conta. Comprei na internet por R$86,00 com frete incluso e ainda ganhei um protetor bucal.


A ordem aqui em casa é economizar e poupar, inclusive ensinando isso para meus filhos. Não comprando mais a prazo, não tenho mais dor de cabeça ou preocupação com prestação a vencer e estar sem grana e ter que pedir emprestado. Demoro um pouco mais, mas no final das contas, acabo adquirindo. E aí, você tem poupado ou esbanjado???








link das imagens aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui

Compartilhe!

Outras postagens

Poupando e pensando no futuro
4/ 5
Oleh

Inscreva-se!

Receba as atualizações em seu e-mail!.