quinta-feira, 13 de junho de 2013

Conhecendo a Si Mesmo



Desde quando me conheço por gente me vejo às voltas com comentários de pessoas sobre meu "gênio forte". Já faz algum tempo que não ouço isso, mas ouvia tanto e não entendia o porquê que isso incomodava tanto certas pessoas. Eu tive sorte de ter poucas pessoas maravilhosas passando na minha vida e me dando conselhos e, mesmo não aceitando ou indo de acordo com alguns, me calava e analisava o que ouvia e isso agregou para mim grandes valores.

Lógico que não é fácil receber uma bronca, uma repreensão, começar uma conversa com "olha, é bom você escutar pela minha boca do que da boca de outras pessoas" em relação a algo que fiz, deixei de fazer ou falei, aliás a parte boa é que eu nunca mais havia ouvido essa expressão até essa semana e que me fez lembrar do dia que passei a me conhecer melhor.

Fui aconselhada por uma pessoa que me viu crescer a conhecer meu temperamento. Li alguns livros sobre o assunto e me identifiquei com dois temperamentos, porém podemos ter até três dos quatro temperamentos. Dependendo do jeito como você lida com eles, um temperamento acaba sendo mais forte que o outro.

Somos formados por corpo, alma e espírito. Também em caráter, personalidade e temperamentos. Personalidade é o que as pessoas pensam ao nosso respeito, caráter é o que somos no nosso íntimo e os temperamentos são qualidades que nascem conosco, é genético e não é aprendido, apontam para as nossas disposições naturais, gostos e preferências, sendo um conjunto de atitudes positivas e negativas.

Melancólico é um temperamento analítico, abnegado e perfeccionista. Admira as belas artes, é amigo fiel e não faz amigos facilmente por ser desconfiado. Sempre escolhe uma vocação difícil que envolva grande sacrifício pessoal e muitos dos grandes gênios do mundo (artistas, músicos, inventores, filósofos, educadores) eram melancólicos. Pontos positivos: habilidoso, delicado, leal, idealista e minucioso. Pontos negativos: egoísta, amuado, pessimista, confuso, anti-social e vingativo. Espera muito das pessoas em troca do que faz. Intromete-se onde não deve, gasta tempo com o que não deve atrapalhando seu serviço, tem aversão as pessoas que tem ponto de vista diferente e entra em atrito com as pessoas que se opõe ao seu caminhar.

Fleumático geralmente é calmo, frio, equilibrado, raramente explode em risos ou em raiva. É habilidoso em promover paz e conciliação. Pontos positivos: é calmo, tranquilo, cumpridor dos deveres, líder, imperturbável, bom ouvinte, trabalha bem sob pressão, cumpre suas obrigações e gosta de cumprir horários. Pontos negativos: é calculista, desmotivada, pretensiosa, desconfiada, indecisa nas decisões, temerosa, muito castigada pelo seu egoísmo. Através das suas piadas não se esforça para realizar suas tarefas em ritmo satisfatório.

Colérico é um temperamento ardente, vivaz, ativo, prático e voluntarioso. Estimula os que estão ao seu redor, não cede sob pressões, possui firmeza no que faz, o que faz frequentemente obter sucesso. Não é dado a emoções e por ser pouco analista, não vê armadilhas em sua trajetória. Pontos positivos: é otimista, enérgico, prático, líder, audacioso, autodisciplinado e autodeterminado, não tem medo de situações difíceis nem de grandes desafios, é alguém de objetivos e por isso a dificuldade não o esmorece. Pontos negativos: ira, impetuosidade, auto-suficiente, é vingativo e amargo, fala coisas cruéis, sarcásticas e mordazes, costuma ser arrogante. Torna-se exigente com os seus, é uma pessoa de muitos argumentos, impiedoso nas decisões, ausência de bondade, cria padrões difíceis de serem alcançados. 

Sangüíneo é o tipo "sangue quente", vivo, eufórico, traz sempre otimismo mesmo nas adversidades. Pontos positivos: sempre tem amigos, é divertido e contagia os outros, compreensivo, bom companheiro, simpático, destacado, entusiasta, líder. Pontos negativos: agitado, turbulento, desorganizado, pusilânime (fraco de ânimo), adora agradar, começa as coisas e não termina, é egoísta. Fala muito de si mesmo e suas qualidades e tende-se a desculpar-se sempre de suas fraquezas.

No meu caso eu tenho um pouco dos três temperamentos Colérico, Melancólico e Sangüíneo. Antigamente eu era muito melancólica, porém nos dias atuais o sangüíneo tem sido mais forte que o colérico, mas os três temperamentos sempre interagem entre si. Como você pode ver acima, não existe um temperamento neutro, todos tem seus pontos positivos e negativos. Quando você passa a se conhecer melhor - e consequentemente os temperamentos de quem está ao seu lado - fica mais fácil lidar com as situações a fim de se evitar aflitos e dores de cabeça. Procuro sempre aperfeiçoar meus pontos positivos e trabalhar os negativos para que eles não interfiram tantos nas minhas decisões e emoções. Não é fácil, mas é um trabalho diário que tem me trazido satisfação. Já consegui evitar muitos atritos e os que não consigo evitar, consigo enfrentar melhor.

Caso você ainda não saiba qual é o seu temperamento ou qual é o seu temperamento dominante, faça esse teste aqui (no meu deu 42% de sangüíneo, 27% de colérico, 21 % de melancólico e 9% de fleumático), tire a sua dúvida e comente nesse post qual é o seu temperamento!




Link da imagem aqui dos temperamentos aqui

Compartilhe!

Outras postagens

Conhecendo a Si Mesmo
4/ 5
Oleh

Inscreva-se!

Receba as atualizações em seu e-mail!.